Um metrônomo repensado. Faça o download agora mesmo e experimente!
Idioma:

Desenvolvimento

Equipe de Temas do Maestro

Introdução
Grande parte dos programas que você conhece têm interfaces gráficas. Estas interfaces, em geral, apresentam componentes gráficos padronizados, como botões, listas, caixas de seleção, tabelas, abas, etc. Note que muitos programas usam o mesmo conjunto de componentes gráficos, pois se valem de componentes fornecidos por bibliotecas gráficas do sistema ou padronizadas em alguma API gráfica.

O Maestro não é assim. Para garantir uma experiência do usuário mais aprimorada, o Maestro é como uma página da grande rede: ele pode mudar completamente a sua interface, alternando todas as imagens, cores e tamanhos dos componentes. Isto é possível graças a uma sofisticada engrenagem de temas, que carrega mais de 100 imagens na tela e pode mudar a interface e os sons do Maestro em tempo de execução, sem precisar reiniciar o programa!

Como o Tema Trabalha?
Os temas do Maestro são arquivos com extensão “.skin”. A despeito desta extensão, um tema é, na verdade, um arquivo em formato ZIP. Dentro dele se espera encontrar, basicamente, os seguintes itens:

  • Diversos arquivos de imagem, em formato JPEG ou, preferencialmente, PNG;
  • Dois arquivos de som, em formato WAVE;
  • Um arquivo denominado “skin.xml”.

(Os arquivos de imagem devem ser compatíveis com o padrão Java/Swing e os de som, mais restritamente, no formato WAVE, sem compressão, em 2 canais, com resoluções de 32bits e 44.100Hz).

O tema é lido pelo programa a partir do arquivo “skin.xml”, pois este contém a descrição de todos os itens que compõem o tema, relacionando-os com os arquivos de imagem e som presentes. Contém ainda alguns dados de configuração, como o tamanho das janelas e diversas orientações de diagramação, além de meta-dados sobre o criador do tema, data, versão e descrição. Assim, ao se criar um tema novo, é preciso que se crie, além das imagens e sons, o arquivo “skin.xml” correspondente.

DICA: muitas vezes, é mais prático que se copie o arquivo “skin.xml” de um tema existente, de modo a utilizar os mesmos nomes de arquivos, o que diminui drasticamente o esforço sobre este descritor, que será em grande parte aproveitado, devendo ser mudado apenas os dados de diagramação, configuração e meta-dados.

Entendendo o Tema Internamente
Para que se crie um tema, é preciso que se entenda a estrutura do arquivo “skin.xml” e a sua correspondência com a interface. As imagens abaixo são esquemas das três janelas do Maestro, mostrando como os componentes são ordenados e diagramados nelas:

MainFrame – SettingFrame – AboutFrame

O arquivo “skin.xml” tem sua estrutura definida pelo seguinte conjunto de arquivos XML/Schema:

[3 arquivos ligados ao repositório]

Um dicionário de dados das estruturas pode ser encontrado no arquivo abaixo:

[dicionário de dados presente no repositório]

É preciso que se atente para seguir a versão do XML/Schema correspondente à versão do Maestro para a qual se está desenvolvendo.

Como contribuir?
Se você é da área de Design e gostaria de criar temas para o Maestro, entre em contato com nossa Equipe de Temas do Maestro, através da página de contatos. Estamos ansiosos por recebê-lo! Seja bem-vindo!