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Idioma:

Desenvolvimento

Equipe de Programação do Maestro

Introdução
O Maestro é um programa totalmente desenvolvido em Java, para multiplataforma. Apenas alguns trechos não utilizam esta linguagem, como scripts de inicialização e de instalação. Algumas das principais tecnologias Java presentes no Maestro:

  • Swing e AWT: Utilizado para a confecção da interface padrão, carregamento de imagens, componentes gráficos, tratamento de eventos e exibição dos temas e tarefas correlatas;
  • Apache XMLBeans (link: http://xmlbeans.apache.org/): Utilizado para operações com arquivos XML, onde são estocadas informações do usuário, como configurações e perfis, e informações dos temas;
  • Java Sound: API Java para tratamento e execução de sons;
  • JUnit: Grande parte dos componentes do sistema são testados automaticamente através de testes unitários;
  • Javadoc: O código do Maestro é extensamente documentado, propiciando melhor produtividade e segurança aos seus desenvolvedores.

Ainda, o Maestro produz análise e documentação elaborada em UML.

Arquitetura
O Maestro é um sistema robusto, contendo mais de 100 classes, dezenas de milhares de linhas de código, além de centenas de figuras, dezenas de sons e scripts e diversas bibliotecas. Para que tudo isso funcione, são usados com rigor conhecidos padrões de projeto, como o MVC, Observer, etc. Ainda, o Maestro confia em diversas convenções de estilo e programação, como: ajustes de formatação de código, padrão de nomes de variáveis, etc. Escreva-nos para saiber mais detalhes.

Como contribuir?
Analista: colaborando no desenvolvimento de artefatos UML do Maestro, pensando os fluxos do programa e sugerindo novos caminhos; Desenvolvedor: gerando código limpo e testado, criando testes e documentações;
Testador: baixando as versões de desenvolvimento do Maestro e testando-as; aprimorando ou gerando casos de teste.

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